36 mil jovens são mobilizados pelo Movimento Vidas em Fortaleza

Fortaleza, 14 de dezembro de 2019 - Movimento Vidas no bairro Vila Uniao.

Cinco bairros de Fortaleza receberam no segundo semestre de 2019 ações do projeto Movimento Vidas, uma realização do Sistema Verdes Mares em parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.  O projeto consistia em apresentar trajetórias bem-sucedidas na luta contra o uso abusivo de álcool e drogas, que sirvam de inspiração para crianças e adolescentes.

Ao longo das semanas, os mobilizadores realizaram oficinas de DJ e grafitagem em escolas, igrejas e equipamentos públicos da região selecionada, onde foram discutidas com a juventude caminhos alternativos de vida. E cada sábado, ocorria um dia D para fechar as atividades da semana.

De outubro a dezembro de 2019, as mobilizações foram realizadas no Conjunto Esperança, Ellery, Aerolândia, Planalto Pici e na Vila União, contando com a participação de nomes como o técnico Dunga, ex-Seleção Brasileira, os vocalistas da Banda A Loba, o compositor de forró Jota Reis, que escreveu sucessos para Wesley Safadão, o jornalista Almir Gadelha, o empreendedor digital Diego Jovino, da página Fortaleza Ordinária e  Manoel Tobias (ex-jogador brasileiro de futsal, bi-campeão da Copa do Mundo de Futsal) que contaram suas histórias de vida para os jovens do projeto.

Nesta primeira edição do Movimento Vidas mais de 570 jovens participaram de oficinas de DJ e grafitagem, nos cinco bairros contemplados e mais de 36 mil jovens foram sensibilizados nos cinco bairros, além disso, mais de 2 mil pessoas receberam prestação de serviços durante as realizações dos dias D nos bairros contemplados.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza Antônio Henrique destacou a importância da participação dos jovens no projeto. Principalmente, conscientizá-los para que fiquem longe das drogas.  “É muito importante mostrar para os nossos jovens como ter uma vida saudável, a importância de viver uma vida sem drogas, sem entrar em um caminho que talvez não tenha volta que é o caminho das drogas. Então, este é o trabalho que está acontecendo dentro das escolas, com essa nossa equipe, orientando e convidando para os jovens estar conosco neste encerramento em cada bairro”, destacou na ocasião.

Além das ações nos bairros, direcionadas aos jovens, o Movimento Vidas ofertou ainda serviços para a comunidade e conta também com um curso de capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) de 40 horas/aula, voltado para formação de agentes sociais e outros multiplicadores.

Serviços para a população: 

  • Câmara Móvel (Sala do empreendedor, ouvidoria e atendimento AMC)
  • Cadastro de qualificação profissional
  • Sindiônibus (Emissão do Passe Livre do Idoso)
  • Corte de cabelo unissex
  • Tenda Saúde (aferição de pressão, exame de glicemia, teste de memória e ansiedade, avaliação de postura)
  • Atendimento psicológico
  • Orientações de alimentação saudável