TV Verdes Mares Cariri, uma década de muito entretenimento e jornalismo

Capa TVMC 10

No dia 1º de outubro, a TV Verdes Mares Cariri, localizada em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará, comemorou uma década de atuação. Para marcar a data, a emissora apresentou uma programação especial em seu jornalismo. A TV Verdes Mares Cariri é a segunda afiliada da Rede Globo no Ceará.

No CETV 1ª edição, 4 crianças que nasceram no dia 1º de outubro de 2009 (data de inauguração da emissora), cortaram um bolo e comemoraram junto com a equipe este momento singular para a TV Verde Mares Cariri. As crianças foram selecionadas entre os telespectadores e, além de participar deste momento, elas visitaram os bastidores da TV, observando como toda a equipe colocam um jornal no ar.

TVMC 10 Miolo

Ainda no CETV 1ª edição, foram exibidas matérias mostrando a história da TV nos últimos dez anos por meio de imagens de arquivos, dando ênfase a toda a equipe que diariamente leva para 66 cidades do Cariri as principais notícias da região.

Já o CETV 2ª Edição, a TV Verdes Mares Cariri exibiu, durante três dias, uma série que conta o crescimento da emissora. A primeira reportagem exibida em 30 de agosto mostrou as principais coberturas dos fatos que marcaram o Cariri nos últimos dez anos. No dia 1º de outubro, a matéria apresentou a abordagem da cobertura política da emissora, responsável por ser a primeira do interior do estado a realizar debate ao vivo entre candidatos pelo pleito municipal na cidade de Juazeiro do Norte. Já a terceira reportagem da série contou o crescimento econômico da região do Cariri, por meio das reportagens exibidas pela TV Verdes Mares Cariri.

Antes desta data, a emissora já havia exibidos conteúdos especiais alusivos aos 10 anos da emissora. O programa de entretenimento Se Liga preparou uma reportagem especial contando um pouco da história da segunda afiliada cearense e os bastidores da TV. Confira a matéria clicando aqui.

História –  Inaugurada em 1º de outubro de 2009, a TV Verdes Mares Cariri é a segunda afiliada da Rede Globo no Ceará. A emissora, primeira de caráter comercial a operar no Interior do Ceará, abrange 66 municípios do Centro Sul do Estado, com mais de um milhão e novecentos mil telespectadores em potencial. Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Iguatu, Jaguaribe, Crateús, Icó, Tauá e Mombaça, dentre outras cidades estão cobertas pela emissora.

A meta da emissora é de privilegiar as notícias da região e valorizar a cultura, o turismo, os talentos e os interesses de cada localidade.  A TV Verdes Mares Cariri foi a 122ª afiliada da Rede Globo de Televisão no Brasil e a segunda no Ceará. Os telejornais CETV 1ª Edição e CETV 2ª edição têm edições próprias, são regionais e ancorados de Juazeiro do Norte, com notícias dessa região veiculadas também pela TV Verdes Mares para todo o estado. O restante da programação da TV Verdes Mares Cariri alia à sua grade aos programas da TV Verdes Mares e da TV Globo.

A TV Verdes Mares Cariri foi pioneira também no Interior do Estado ao inaugurar, dia 05 de junho de 2014, a transmissão de sua programação por sinal digital HD, em alta definição. O mesmo pioneirismo foi demonstrado pela TV Verdes Mares (primeira afiliada da Globo no Ceará) quando, em maio de 2009, tornou-se a primeira do Estado a transmitir o sinal em HD Digital.