SVM abraça o movimento Doe de Coração

21 de setembro de 2019. O movimento Doe de Coracao promove caminhada no Parque do Coco para promover a doacao de orgaos e tecidos.

No mês de setembro, o Sistema Verdes Mares abraçou a causa do Movimento Doe de Coração. Iniciativa realizada anualmente pela Fundação Edson Queiroz, tem como objetivo encorajar a população para ampliar o número de doadores, por meio de ações informativas e de sensibilização.

Desde a criação da campanha, em 2003, registrou-se um aumento de mais de 261,19% e transplantes, equivalente a 15 mil casos em todo o estado, de acordo com levantamento da Central Estadual de Transplantes do Ceará.

As ações contaram com a participação ativa de todas as plataformas do Sistema Verdes Mares, num convite a toda a sociedade cearense, para que abraçasse também essa causa solidária dedicada ao bem maior que existe: a vida.

Houve a cobertura editorial pelos veículos dos SVM das ações de mobilização da campanha como o selfie point itinerante que esteve presente nos terminais de ônibus, Praça da Imprensa Chanceler Edson Queiroz, Avenida Beira Mar e Parque do Cocó. Neste selfie point, as pessoas puderam gravar vídeos falando da importância de ser doador. As mensagens foram divulgadas nas redes sociais ao longo da campanha.

No dia 21 de setembro, houve uma caminhada no Parque do Cocó, em parceria com associações que apoiam a causa da doação de órgãos. No dia 25, o professor de pós-graduação da Universidade de Fortaleza, Edison Henriques Júnior, ministrou uma palestra no auditório da Rádio Verdes Mares, sobre a importância da doação de órgãos. Transplantado, Henriques foi um dos participantes do I Fórum de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, que aconteceu dia 26, das 8h às 12h30, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza. Participam do Fórum especialistas na área, como Huygens Garcia, do Hospital Walter Cantídio, e Tadeu Thomé, coordenador do projeto “Escola de Transplantes”, do Hospital Sírio Libanês (SP). Já no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, o movimento foi para a Praça do Ferreira, levando informações aos transeuntes.

Além de um amplo material editorial sobre a temática, o SVM estampou a campanha em suas redes sociais em posts explicativos sobre doação de órgão e uma capa falsa temática informativa no dia 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos.