Cearensidade em pauta no mês temático de junho no Sistema Verdes Mares

CAPA MIDIA KIT CEARENSIDADE

“Cearense com orgulho, cearense de alma”. Durante todo o mês de junho, os veículos de comunicação que compõem o Sistema Verdes Mares promoveram uma campanha valorizando o jeito cearense de ser, a cearensidade. Por meio de diversas reportagens e ações, foram evidenciadas histórias de superação, invenções, causos e curiosidades envolvendo os cidadãos cearenses, sempre mostrando a força e guerra do cearense tanto em sua terra de origem, com também pelo mundo, bem como o destaque da cultura cearense, culinária, linguajar e tradições locais.

Diário do Nordeste, em suas diversas editorias, apresentou reportagens que abordaram a gastronomia local, personalidade de nossa cultura como o Patativa do Assaré e o Seu Lunga, a movimentação na economia cearense gerada pelas festas juninas e os festivais de quadrilhas, e também histórias de pessoas que se destacam em seus ofícios desde muito novo como os mestres das sanfonas, além de histórias de cearenses que levam a cultura e o nosso linguajar para várias partes do mundo, bem como a ótima hospitalidade de nossa terra em acolher estrangeiros. Vídeos com depoimentos de cearenses que atualmente residem em outros países mas que não esquecem o sotaque e o jeito de ser de nossa terrinha foram publicados nas redes sociais do SVM.

Confira as matérias:

      Mestre das Sanfonas        Estrangeiros no Ceará             Seu Lunga               Festejos Juninos               Patativa do Assaré

“Queridinhos do Ceará”

O Ceará tem sons, sabores, imagens e expressões bem característicos. São elementos cheios de “cearensidade”, que traduzem a cultura e costumes locais. Para identificar todos estes “queridinhos”, o Sistema Verdes Mares apresentou em seus veículos de comunicação pesquisa do Instituto cearense Opnus realizada com quase duas mil pessoas, com o objetivo de conhecer os favoritos em cinco quesito: comida típica favorita, praia que mais deseja conhecer, humorista preferido, cantor ou banda de preferência e símbolo que mais representa o Ceará. O baião de dois é a comida típica com a maior preferência dos cearenses, sendo apontado por 37% como comida favorita. Quando o assunto é praia, o Ceará tem algumas das mais belas do mundo. A famosa Jericoacoara é a que os cearenses mais querem conhecer, conforme 30% das respostas. Humor é o que não falta no Ceará  e nesse quesito, Tirulipa é o humorista da terra mais querido do público local, garantindo a preferência de 17% dos entrevistados, com destaque especial entre os mais jovens. Seu pai, Tiririca aparece em 2º lugar (15%), empatado tecnicamente com Tom Cavalcante (14%).

Confira matéria completa clicando aqui

Com décadas de carreira como cantor e compositor renomado em todo o País, Raimundo Fagner é o artista cearense favorito do Estado, com 22% das menções. Em seguida, aparecem cantores mais jovens, mas também de grande sucesso na cena nacional: Wesley Safadão é o preferido por 11% dos entrevistados, seguido de Xand Avião (4%).  Quanto ao ícone do Ceará, dois símbolos que representam muito bem o estado ficaram empatados tecnicamente em primeiro lugar: de um lado, a festa e alegria e, de outro, a fé. O forró foi apontado por 16% dos entrevistados como o principal símbolo do Estado. A figura de São Francisco, Santo com a maior quantidade de devotos no Ceará, aparece em 2º lugar, ainda que tecnicamente empatado com o primeiro colocado. Para 15% dos entrevistados, a estátua do Santo é o principal ícone cearense. Logo em seguida, com 13% dos votos, surge outro religioso com singular destaque entre os católicos. O monumento de Padre Cícero, erguido no Horto em Juazeiro do Norte, ficou com a terceira colocação.

Redário

 Quem passou pelo calçadão da Avenida Beira Mar em Fortaleza em junho pôde desfrutar de um redário instalado no local, que faz parte da campanha “Cearensidade: Cearense com orgulho, cearense de alma”. A ação foi promovida pelo Sistema Verdes Mares e os turistas e frequentadores da orla de Fortaleza deitaram nas redes aramadas ao ar livre e registraram o momento em selfies e vídeos. A ação gerou matéria para o Bom Dia CE e CETV 1ª edição, além de várias menções nas redes sociais do SVM.

Confira matéria completa clicando aqui

O CETV 1ª Edição, da TV Verdes Mares, além de várias reportagens abordando a temática Cearensidade realizou uma ação com os telespectadores sorteando 40 canecas temáticas do CETV 1ª Edição e 20 camisas personalizadas com o “Cearensês” (vocábulos coloquiais do Ceará) para os telespectadores. Aproveitando as várias matérias sobre os cearenses, o G1 Ceará montou um quiz para que o internauta pudesse relembras as melhores histórias de Estado do Ceará sobre o assunto. Foram selecionadas 12 melhores histórias e o quiz servia para conferir o nível de conhecimento sobre a cearensidade dos telespectadores.  Uma página temática com as principais matérias do mês temático também foi apresentada pelo G1 Ceará.

Cearês

Outra curiosidade observada pelos telespectadores da TV Verdes Mares foi a linguagem utilizada pelos apresentadores dos programas de jornalismo que se apropriaram de várias palavras e jargões do “Cearês” nas legendas das reportagens. Expressões essas que estão sendo divulgadas amplamente por meio dos filmes e da série “Cine Holliúdy”. “Muro em tempo de cair” (muro prestes a cair), “Buracão que cabe uma pessoa dentro” (Buraco com grandes dimensões), “Engoli tanta poeira que se cuspi sai um tijolo e uma telha” foram algumas das  frases usadas nas reportagens.  A TV Verdes Mares aproveitou a temática para exibir também uma matéria sobre uma escola de Fortaleza que ensina o Inglês traduzindo para os alunos com expressões do Cearês.

Confira matéria completa clicando aqui