Projeto educacional Jornal na Sala de Aula entre os melhores do país

15 DE MAR

O Projeto Jornal na Sala de Aula, do Diário do Nordeste, finalizou o ano de 2016 chegando a mais 11 municípios do Estado, tendo passado por mais de 60 cidades nos seus 19 anos de existência e beneficiando mais de 200 mil estudantes, entre alunos do ensino infantil, fundamental e médio.

Em 2017, a iniciativa teve seu trabalho reconhecido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), ficando entre os três melhores programas de Jornal e Educação de todo o País. De um total de 49 jornais associados e participantes do processo, o Jornal na Sala de Aula fico em 2º lugar com base nos trabalhos e ações desenvolvidos, bem como pelos impactos alcançados através das suas iniciativas nas escolas do Estado. Nesse ano, foi a décima vez que o projeto do Diário do Nordeste foi indicado para receber o selo de reconhecimento da ANJ, tendo sido agraciado pelo referido título nos anos de 2012 e 2014.  Em todo o País, existem 96 Programas de Jornal e Educação.

O Jornal na Sala de Aula trabalha a utilização do Diário do Nordeste como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula, possibilitando, principalmente aos novos leitores, a oportunidade de acesso ao meio jornal.

Já tendo passado em 1.600 escolas do Estado desde o início do projeto, a ideia visa estimular o prazer da leitura, a sua ampla reinterpretação em seus vínculos com a realidade social e a criação de alternativas para expressão de atitudes cidadãs. Entre os impactos buscados por meio do projeto, estão melhorar os hábitos de leitura do jornal; melhorar a assimilação dos conteúdos escolares; ampliar a imaginação, a interpretação e a criatividade; ampliar o vocabulário; favorecer o trabalho em grupo; potencializar a concentração e a disciplina em sala de aula; utilizar o jornal como apoio ao livro didático, entre outros objetivos

Alcance:

60 municípios do Estado do Ceará já foram contemplados com o projeto do jornal Diário do Nordeste desde o início de suas atividades, há 19 anos.

350 professores foram capacitados em 2016 para trabalhar o projeto na sala de aula, por meio de didática com a utilização do jornal como instrumento de ensino

Algumas ações:

Março/2016 – Em 15 de março, o Jornal na Sala de Aula participou na Escola Irmã Dulce de ação alusiva ao Dia da Escola.

Maio/2016 – O projeto Jornal na Sala de Aula é apresentado no Seminário Prefeitos Ceará.

Maio/2016 – Alunos do município de Ocara visitam o Ecopoint, a convite do Jornal na Sala de Aula.

Abril/2016 – Alunos de escolas públicas assistem ao espetáculo do Le Cirque Amar.